Logo Prefeitura de Salvador

Projeto Sou Salvador promove curso de pintura corporal para trabalhadores informais

O Projeto Sou Salvador, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), está realizando um curso de pintura corporal em colaboração com a associação Prakatum, situada no bairro do Candeal. O objetivo da Prefeitura de Salvador é qualificar e promover o reordenamento dos trabalhadores informais, que desempenham um papel significativo na economia local.  

FOTO: SECOM/PMS

O curso de pintura corporal iniciou na terça-feira (6) e se estende até esta quarta (7), das 13h às 17h40, na sede da Prakatum. O primeiro dia de atividades foi voltado para conteúdos fundamentais, incluindo Atendimento ao Turista; Hospitalidade, Simpatia, Empatia e Cordialidade; Precificação; e Qualidade do Produto. No segundo e último dia, os participantes terão uma aula prática, também na sede da associação.  

O diretor de Turismo de Salvador, Gegê Magalhães, comentou a importância da iniciativa. “São dois dias de capacitação para todas as pessoas que atuam na área de pintura corporal. Esse grupo é formado por cerca de 35 pessoas, que estão aqui, na sede da Prakatum, mostrando que a iniciativa pode ser profissionalizada”.  

O gestor ainda ressaltou que a sede da Prakatum foi escolhida para a capacitação por ser o local onde nasceu o grupo Timbalada, que colocou a pintura corporal em evidência. “Essa pintura difundiu tanto, que hoje ela é desejada pelos visitantes que chegam aqui na cidade. E a atividade de pintor corporal ainda não é uma profissão regulamentada, mas a gente quer que seja”, pontuou Magalhães.  

FOTO: SECOM/PMS

A diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto, explicou que, neste curso, os profissionais trabalham a imagem, o resgate da confiança e as competências emocionais, além de toda parte técnica. “Cada risco tem uma simbologia. É algo cultural e eles precisam entender isso. A intenção aqui é que eles saiam com todas as competências, não só de atitudes melhores, mas de entender que eles representam uma cultura de Salvador”, completou.

Skip to content