Mercado do Peixe terá mais uma edição do ‘viradão’ de 35 horas na Semana Santa

FOTO: SECOM/PMS

A Prefeitura de Salvador realizará, nesta Semana Santa, uma nova edição do “Viradão” do Mercado do Peixe. O espaço, localizado em Água de Meninos, funcionará durante 35 horas, entre as 3h da quinta-feira (28) até as 14h da Sexta-feira Santa (29), para que os consumidores possam comprar pescados e mariscos para os festejos da Páscoa.

Além disso, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) distribuirá aventais para permissionários, além de preparar um esquema especial para garantir o conforto dos vendedores e dos clientes. Nos dias anteriores, entre segunda-feira (25) e quarta-feira (27), o espaço funcionará das 3h às 19h.

“Acreditamos que essa medida é positiva para comerciantes e clientes, aumentando as vendas dos produtos, especialmente os típicos da Semana Santa, assim como o fluxo de clientes no local”, avalia o secretário de Ordem Pública, Alexandre Tinoco.

Durante o Viradão, a Semop contará com apoio de equipes da Vigilância Sanitária (Visa), Superintendência de Trânsito (Transalvador) e Guarda Civil Municipal (GCM), garantindo fluidez no trânsito e segurança no local.

O comerciante Edvanilton da Hora, de 43 anos, há 20 atua na feira e está na expectativa para o ‘Viradão’. “Com certeza vai dar tudo certo, já deu. Temos corvina, pescada, badejo, e já está tudo preparado para receber os clientes”, contou.

A feirante Cristiane da Cruz, de 40 anos, também já está com os produtos preparados para a Semana Santa. “A expectativa está ótima com esse Viradão, ano passado foi bom e espero que esse ano seja melhor ainda. Vendemos muita corvina, arraia e badejo nessa época, e vamos manter o preço no período”, afirmou.

No box de temperos, a feirante Maria Joselita, de 51 anos, também não esconde a ansiedade. “A expectativa está lá em cima. As vendas estão boas e tenho certeza que vão aumentar ainda mais. A procura por camarão defumado está grande, castanha, amendoim, azeite e leite de coco também. Tenho certeza que faremos boas vendas”, frisou.

Se antecipando à data, a cuidadora Cleusa Medeiros, de 65 anos, já foi ao mercado para aproveitar para comprar logo os produtos. “Vim adiantar, pois pode ser que suba, né? Estou comprando logo os peixes e o camarão, porque os preços estão bons. Na Semana Santa sempre aumenta, então vim garantir”, disse.

Manutenção – O espaço recebeu intervenções, na pintura dos portões, corrimão e paredes internas, além de reforço na iluminação em todo espaço, reposição dos azulejos, conserto das tampas de esgoto e reparos nas portas dos banheiros, executadas pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) e Diretoria de Iluminação (Dsip/Semop). Além disso, diariamente, o equipamento passa por lavagem interna e externa, realizada por equipes da Empresa de Limpeza Urbanas de Salvador (Limpurb).