Fiscais acompanham de perto o trabalho das empresas que prestam serviço à Prefeitura.
Seja de dia, seja à noite, 55 fiscais da Diretoria de Iluminação Pública, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), atuam 24h fazendo rondas no sistema de iluminação montado para o Carnaval, acompanhando de perto o trabalho das empresas que prestam serviço à Prefeitura. Entre os 57 profissionais prestadores de serviços envolvidos, estão supervisores, eletricistas, assistentes e motoristas, com oito caminhões, que realizam manutenção nos circuitos.
Ontem (28), a Diretoria de Iluminação registrou 143 ocorrências, entre manutenção, troca de refletores e substituição de lâmpada ou poste. No Porto da Barra, por exemplo, foi necessário retirar algumas luminária LED viárias e incluir reforço com projetores. Dois atos de vandalismo também foram contabilizados, sendo um na Barra e outro no Centro.
A rotina dos fiscais envolve a averiguação contínua do sistema nos dois circuitos principais, visando principalmente à fluidez na passagem dos trios elétricos e a não interferência no estacionamento desses veículos. Os agentes também averiguam as vias de acesso, a exemplo das escadarias que dão para o Jardim Suspenso (Campo Grande), Morro do Ipiranga e Morro do Gato (Ondina) e vias do Porto da Barra e Largo do Camarão (Barra), locais de grande circulação de foliões.
“Os fiscais que atuam à noite estão levantando as necessidades de manutenção e os de dia acompanham as equipes dos consórcios na execução do serviço. Nosso trabalho consiste em garantir a correção para mantermos uma iluminação de qualidade até o último dia de festa”, explica o diretor de Iluminação Pública, Júnior Magalhães.
“As equipes estão trabalhando incansavelmente para garantir que a iluminação pública funcione e o folião vá curtir com tranqüilidade”, afirma o secretário Felipe Lucas, da Semop.
Circuito Osmar – No Centro, os fiscais atuam em dupla, sendo que uma delas circula entre o Campo Grande e a Piedade, a outra entre a Piedade e o Teatro Castro Alves (TCA) e a terceira entre o TCA e o Centro Histórico.
Circuito Dodô – As duplas que atuam no circuito Barra-Ondina estão distribuídas nos trechos do Porto ao Largo do Farol, Morro do Cristo à Praça Orugã e Largo do Camarão a Adhemar de Barros.