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Dentro da estratégia de valorização do comércio informal de Salvador, a Prefeitura entregou a requalificação do Mercado Municipal Dois de Julho. O equipamento está localizado em uma das áreas mais tradicionais da cidade e recebeu diversas melhorias estruturais, que trazem mais conforto aos feirantes e aos consumidores

 

O titular da Secretaria de Ordem Pública (Semop), Alessandro Lordêllo, lembrou que o mercado foi reconstruído em 2016 e já apresentava alguns desgastes provocados pelo tempo. O projeto no local envolveu recuperação de partes metálicas, reforma dos banheiros existentes, nova pintura nas paredes dos dez boxes, nova iluminação em LED, substituição das barracas desmontáveis dos ambulantes e das calhas do telhado, assim como recuperação do piso. A intervenção teve investimento de R$130 mil.

 

“Há 40 dias iniciamos essa revitalização para que esse mercado ficasse do jeito que o comércio daqui necessita. A estrutura pode abrigar até 70 comerciantes informais. Alguns deles vêm das ilhas para utilizar esse equipamento, que agora está mais moderno”, disse.

 

Lordêllo acrescentou que a ação se soma a outros investimentos realizados pela administração municipal para fortalecer os ambulantes da cidade, tais como entregas de novos camelódromos, feiras e de mercados públicos. “A Prefeitura nunca se esquivou de estar de mãos dadas com o comercio informal de Salvador. Sempre que possível, levamos melhorias a esses locais, distribuindo novas barracas para que esses empreendedores possam ter melhores condições para desenvolver seu trabalho no dia a dia”, afirmou.

 

Feirante no Mercado Dois de Julho há cinco anos, Janice de Carvalho, 57 anos, vende produtos de hortifrúti, grãos, temperos e farinha. Ela celebrou a reforma feita no mercado e projeta que a ação impulsione o movimento de clientes neste final de ano. “Agora está tudo novinho em folha e limpo novamente. Uma maravilha para gente que vende e para aqueles que vêm comprar na nossa mão.”

Localizações de Feiras:

FEIRANÚMERO DE FEIRANTESENDEREÇO
Frutas Importadas10Avenida Sete de Setembro e Adjacências
Sete Portas33Avenida Sete de Setembro e Adjacências
Jardim Cruzeiro117Rua Rezende Costa
São Joaquim7.500Avenida Oscar Pontes
Fazendo Grande do Retiro27Rua Melo Morais Filho
Largo do Tanque41Avenida San Martin
São Caetano18Rua Desembargador Mário Lisboa Sampaio
IAPI10Rua Conde de Porto Alegre
Japão / Liberdade269Rua Gonçalo Coelho
Cosme de Farias150Rua Wenceslau Galo
Cruz da Redenção07Ladeira do Mulambu
Nordeste de Amaralina41Rua Reinaldo de Matos – Final de Linha
Vale das Pedrinhas15Rua Antônio Balbino
Mussurunga62Rua C, Quadra B
São Cristóvão50Praça da Matriz
Tancredo Neves50Rua Pernambuco / Rua Paraíba
Dom Avelar25Largo dos Oratorianos
Cajazeiras59Rotula da 2ª Etapa – Cajazeiras X
Castelo Branco60Rua A / D
Valéria40Rua da Matriz / PÇ N. Senhora da Conceição
Fazenda Coustos144Rua 60, Quadra 59 – Final de Linha
Periperi120Rua das Pedrinhas
Plataforma11Rua Antônio Balbino

Dirija-se à SEMOP (Av. Cardeal Avelar Brandão Villela, 2562, Jardim Santo Inácio, próximo à COELBA, antiga REVITA) para dar entrada em seu processo.

Use a lei a seu favor!

• Cumprindo a legislação torna-se mais fácil a liberação da sua licença: tenha acesso aos decretos e portaria no link “Legislação”.
• A fiscalização será agendada para a verificação do local indicado e dos materiais a serem utilizados no novo comércio.

PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DE SEPULTAMENTOS E CREMAÇÕES:

Para realizar um sepultamento ou cremação é necessário que o responsável pelo registro do óbito entre em contato com a Central de Agendamentos da SEMOP no horário das 8:00 às 16:00, através dos telefones:


(71) 3202-4951 / 3202-4952 / 3202-4953 / 3202-5954

Em continuidade ao agendamento será solicitado o envio da declaração de óbito e a confirmação de alguns dados pessoais do(a) falecido(a) e do(a) responsável, tais como RG, CPF, endereço, telefone, e-mail, naturalidade, dentre outros.

Após a conclusão do agendamento a Central encaminhará um Documento de Arrecadação municipal (DAM) referente ao preço público cobrado pelo sepultamento, o qual deverá ser pago e apresentado ao administrador do cemitério antes da realização do sepultamento, juntamente com as cópias dos documentos (RG, CPF e comprovante de residência) do(a) falecido(a) e responsável, além do original da guia de sepultamento e cópia da certidão de óbito fornecidos pelo cartório de registro civil.

Em se tratando de cremação, além das cópias da documentação acima, será necessário o envio da Declaração de Pobreza e do Termo de Responsabilidade para a Central de Agendamentos, os quais podem ser baixados abaixo:

  1. Declaração de Pobreza
  2. Termo de responsabilidade

ATENÇÃO: Sem o registro do óbito no cartório e a apresentação da Guia de Sepultamento ou Cremação não há como ocorrer o sepultamento/cremação, ressalvados os casos conforme legislação em vigor.

OBSERVAÇÕES PERTINENTES AO SERVIÇO DE CREMAÇÃO:

O Serviço de cremação gratuita prestado pela Prefeitura do Salvador ocorre através de convênio com Cemitério Jardim da Saudade.

As cremações são sempre agendadas para o dia seguinte, em horários fixos, às 9:00 ou 10:00.

A cremação poderá ocorrer desde que haja manifestação do falecido em instrumento público ou particular. Nessa hipótese, o instrumento deverá contar com a assinatura do declarante e de mais três testemunhas, todas com as firmas reconhecidas.

Na falta de uma manifestação em vida, a cremação somente será possível com a apresentação da documentação legalmente exigida e com a autorização de dois parentes de grau direto, na sequência: cônjuge (esposo(a) ou companheiro(a) legalmente reconhecido(a)), pais, filhos e irmãos, desde que maiores de idade.

Para realização da cremação se faz necessário que a declaração de óbito esteja assinada por 2 (dois) médicos.

Somente serão cremados os corpos quando a morte for por causas de doenças crônicas, como acidente vascular cerebral, parada cardíaca, insuficiência respiratória, SIDA, câncer, diabetes, senilidade, morte natural, dentre outras, conforme atesto na declaração de óbito.

Quando a morte decorrer de acidente, homicídio, ou por causa indeterminada, considerada não natural ou violenta, será atestada por um médico legista e a cremação dependerá de autorização judicial e liberação de autoridade policial.

RELAÇÃO DOS CEMITÉRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS:

·        Brotas;

·        Itapuã;

·        Paripe;

·        Periperi;

·        Pirajá;

·        Plataforma;

·        Ilha de Bom Jesus dos Passos;

·        Ilha de Maré;

·        Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe (Ilha dos Frades);

·        Paramana (Ilha dos Frades).

ATENÇÃO: A SEMOP só realiza o agendamento do sepultamento ou cremação, os serviços funerários devem ser contratados pelo responsável junto a uma funerária de sua escolha, ou solicitar o serviço do Auxílio Funeral prestado pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPRE) através do telefone (71) 99623-2915.

Ações voltadas para fiscalização por parte da CODECON em:
 
– Farmácias
Validade dos produtos, tabela de preços.
 
– Mercados e Delicatessens
 Produtos fatiados e fracionados (Decreto 17.657/2007), validade, higiene, acondicionamento dos alimentos, tabela de preços e código de barras (Decreto 5.903/2006).
 
– Restaurantes, Bares, Danceterias e Casas Noturnas
 Higiene, validade, acondicionamento dos alimentos, couvert artístico (permitido desde que seja divulgado), espaço para fumantes, consumação mínima (proibido), cobrança de taxa de serviços (opcional).
 
– Hotel, Albergues e Similares
Validade dos produtos, acondicionamento dos alimentos, higiene, tabela de preços.
 
– Panificadoras
Higiene, validade dos produtos, acondicionamento dos alimentos, tabela de preços, produtos fatiados e fracionados (Decreto 17.657/2007).
 
– Lojas
Tabela de preços e preços nos produtos da vitrine principal da loja, produtos anunciados em língua portuguesa, cláusulas abusivas e restrições em relação a cartão de créditos e cheques.
 
– Casas de Espetáculos e Diversões
Fiscalizações do benefício de meia entrada para estudantes e idosos, o cumprimento da lei do tabagismo.
 
– Shoppings
Espaço para fumantes e placas de sinalização.
 
– Bancos
Fiscalização da Lei dos 15 Minutos, tabela de preços e serviços, segurança no Auto Atendimento bancário.
 
– Postos de Gasolina
Placas de sinalização sobre os riscos que pode ocorrer, tabela de preços, incluir ausência de cartaz ou letreiro demonstrando a razão entre o preço atual do etanol e do preço da gasolina.

As feiras realizam-se em locais a publicitar pela Câmara Municipal com o horário de funcionamento que lhe for definido. (Definidos no menu de Localização de Feiras Municipais) Para a organização de feiras e mercados é necessário o preenchimento da solicitação através do formulário Requerimento de Feirante. Este, deve ser entregue na CFM, setor localizado Avenida Cardeal Avelar Brandão Vilela n° 2562.

É necessário anexar os seguintes documentos: 

  – 02 Fotos 3 x 4 
  – Registro Geral (cópia) 
  – CPF (cópia) 
  – Comprovante de residência (cópia) 
  – Atestado de Saúde Ocupacional – ASO

Além dos documentos do representante legal, pessoa física, anexar também: 
  – Cópia do contrato 
  – CNPJ 
  – Inscrição Municipal 
  – Inscrição Estadual

    – Especificações técnicas do serviço e/ou do equipamento a ser instalado 
    – Atestado de adimplência com o Preço Público (DAM’s quitados)

PORTARIA N.° 040/2011:
    – Art. 3º – As atividades no mercado obedecerão aos seguintes horários:

I – Horários de funcionamento dos boxes/lojas/restaurantes: 

FuncionamentoSegunda-feira e DomingoTerça a sábado
Comércio Varejista06 às 12h06 às 17h
Lanchonetes / Bar / Restaurante06 às 12h06 às 17h
Comércio Atacadista03 às 09h03 às 09h


II – Horário das operações de carga e descarga:

Carga e descargaDiariamente
Comércio Varejista / Bar, Restaurante e Lanchonetes05 às 12h
Carga Atacadista03 às 09h


Todos os formulários estão disponíveis no menu de Solicitações e Localizações de Feiras
Mantenha a sua licença em dia!

Manutenção e desenvolvimento do parque luminoso e eventos.

A Diretoria de Iluminação Pública (DSIP) é responsável pelo parque luminoso do município de Salvador e executa diversos serviços para a melhoria da iluminação das vias da cidade, como manutenção de postes públicos e troca de lâmpadas, implantação de pontos novos de iluminação e braçadeiras, além de iluminação para eventos.

Manutenção de postes públicos e troca de lâmpadas, reparo de braçadeiras e postes públicos: solicitação através do 156, Prefeituras Bairros ou através do site http://www.falasalvador.ba.gov.br

Pontos novos de iluminação: postes ou braçadeiras, através de ofício ao secretário.

Iluminação de eventos: solicitação de projetores e cordões luminosos através de ofício ao secretário.

Neste período, passaram pelo local mais de 600 mil pessoas.

(mais…)


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