Natal é o momento de decorar a casa, distribuir presentes e reunir a família para a ceia. Nos mercados municipais é possível encontrar alguns dos itens da ceia a preços populares e também elementos decorativos, além de lembrancinhas para os amigos e a família. 

No Mercado São Miguel, por exemplo, estão à venda guirlandas, pisca-pisca, presépios e diversas peças artesanais temáticas da época. Para a permissionária Bárbara Oliveira,  mesmo diante da pandemia, é importante decorar a casa, com todo o cuidado que a ocasião pede, para renovar as esperanças por dias melhores. “É a data que representa o nascimento de Jesus, por isso é também um momento de reflexão, de se colocar no lugar do outro, de trazer cor para a sua casa e de encorajar as pessoas para que elas tenham positividade”. 

Alimentos – No Núcleo de Abastecimento Comércio e Serviços (NACS) de Itapuã o cliente encontra pernil, castanhas, nozes, passas e frutas para a ceia, a exemplo de maçã, uva e ameixa. O espaço funciona de segunda a sábado, das 6h até as 16h e domingos e feriados das 6h às 13h. O endereço é na Avenida Dorival Caymmi, s/n, ao lado da agência do INSS. Já o Mercado São Miguel funciona de segunda a domingo, das 7h às 16h, na Avenida José Joaquim Seabra, 151. 

O titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Marcus Passos, garante que, diante da crise econômica, os mercados municipais são opções de locais com produtos mais em conta para quem não quer deixar de presentear no Natal. “Além dos preços, podemos destacar também a variedade de objetos ofertados para o público, peças artesanais em sua maioria, e por isso, muitas vezes, exclusivas, produzidas por artesãos locais, gerando renda para estes profissionais e suas famílias. Lembramos também que nossos mercados são espaçosos, locais onde é possível manter o distanciamento de forma mais segura. 

 

156