Três importantes cartões postais de Salvador foram iluminados de azul em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira (2). Segundo a Diretoria de Iluminação, vinculada à Secretaria de Ordem Pública (Semop), responsável pela ação, os locais selecionados para atrair os olhares da população para a temática foram o Elevador Lacerda (Comércio), o Monumento a Clériston Andrade (Avenida Anita Garibaldi) e o Cristo (Barra).

 

A campanha segue até o dia 20 deste mês. O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre um ano e meio e três anos. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma a cada 160 crianças em todo o mundo tem transtornos do espectro autista.

 

A Prefeitura possui o Centro Especializado de Reabilitação (CER) em Coutos, dentro da escola modelo Subúrbio 360, que trata de pessoas com o Transtornos do Espectro Autista, entre outros tipos de deficiência. Já frequentam o equipamento 106 autistas. O CER funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom

 

156