No mês de prevenção ao câncer de próstata, a Diretoria de Iluminação Pública (DSIP), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), colore de azul diversos pontos da cidade, como o Elevador Lacerda, Cristo da Barra, monumento Clériston Andrade, Hospital Aristides Maltez e Hospital Municipal.

 

A ação tem como objetivo chamar a atenção e conscientizar a população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma vez que a Bahia tem uma taxa estimada de 56.45 casos para cada 100 mil homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão auxiliar do Ministério Público.

 

De janeiro a agosto desse ano, a doença causou o óbito de 156 homens em Salvador. Em todo o Brasil, foram registrados pouco mais de 13 mil óbitos, segundo o Inca. A estimativa é de 68.220 novos casos de câncer de próstata para o país em cada ano do biênio 2018-2019, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).

 

Com o diagnóstico precoce do caso, o paciente tem até 92,6% de chances de cura sem a necessidade de tratamentos mais invasivos, como cirurgias ou altas doses de quimioterápicos.

 

Foto: Jefferson Peixoto (Secom/PMS)

156