Com a proximidade do Dia de Finados, nesta próxima sexta-feira (2), a Prefeitura intensifica as ações de manutenção dos dez cemitérios municipais existentes na cidade. Promovidas por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), as intervenções englobam limpeza, capinação e pinturas em muros, meios-fios e nas unidades administrativas, localizadas em Paripe, Periperi, Plataforma, Pirajá, Brotas, Itapuã e ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e dos Frades (Ponta de Nossa Senhora e Paramana).

 

A intenção é oferecer mais conforto àqueles que vão visitar os entes queridos já falecidos. Todo o serviço será concluído até esta quarta-feira (31) e, na sexta-feira, a equipe de cemitérios da Semop estará em atividade. Ao todo, cerca de 50 prepostos vão trabalhar no horário de funcionamento das unidades, das 8 às 17h.

 

 "Os cemitérios municipais são de fundamental importância para Salvador, sobretudo por favorecer à população de baixa renda, que é quem mais necessita desse tipo de serviço. Para dar mais estrutura e conforto a essas pessoas, não poupamos esforços para ampliar o número de vagas, uma vez não havia qualquer tipo de investimento com recursos próprios neste setor há mais de 30 anos”, destaca o titular da Semop, Marcus Passos.

 

Balanço – Neste ano de 2018, a Prefeitura já entregou 440 novos espaços para sepultamento nos cemitérios municipais. Foram 216 gavetas em Plataforma, 96 em Itapuã e 128 em Brotas. No dia 6 de junho, foi realizado processo licitatório para a construção de mais 460 novas unidades. A intenção da gestão municipal é atingir 1,5 mil gavetas até 2020.

 

Além de sepultamento, o município também oferece à população de baixa renda o serviço de cremação, disponível todos os dias da semana. O processo ocorre em parceria com o cemitério Jardim da Saudade e tem capacidade para realizar até duas cremações diárias.

 

Para ter acesso à ação, tanto de sepultamento quanto de cremação, a família deve entrar em contato com a Central de Marcação para Sepultamento, através dos telefones (71) 3322-1037 ou 3266-2194. O serviço funciona todos os dias, inclusive feriados, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

 

Foto: Bruno Concha (Secom/PMS)

 

156